O Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) e o Portal 2014 divulgaram, um ranking com a preparação das cidades para a Copa do Mundo de 2014, com Belo Horizonte em primeiro lugar. O ranking foi elaborado com base em notas atribuídas, de zero a cinco, a três setores: estádio, mobilidade urbana e aeroporto. Segundo o sindicato, foi levado em conta o andamento dos projetos listados na primeira Matriz de Responsabilidades do Mundial.
BH, na ponta, somou 12 de 15 pontos possíveis. O Mineirão recebeu nota máxima por ter cumprido prazo de entrega a seis meses da Copa das Confederações. Fortaleza aparece em segundo lugar, com 11 pontos.
Já Manaus recebeu, ao todo, seis pontos: dois para o estádio, zero para o projeto de mobilidade e quatro no aeroporto. Brasília também recebeu seis pontos, mas leva vantagem nos critérios de desempate (as notas para estádio e mobilidade têm peso maior).
Segundo o Sinaenco, a Arena Amazônia recebeu nota 2, pois suas obras avançaram somente 2,1 pontos percentuais por mês -84% de execução em 40 meses. No quesito mobilidade, nota zero: o projeto do monotrilho foi excluído da matriz e só deve ficar pronto após a Copa. A nota baixa atribuída ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, refere-se aos três adiamentos da data de entrega e à conclusão feita a apenas 30 dias da Copa das Confederações. Em relação à mobilidade, nota 1: o projeto do VLT foi excluído, e a cidade tem só uma obra ligada ao Mundial, a ampliação de uma rodovia.
0 comentários:
Postar um comentário