O Enem gerou 3.792.577 menções no Twitter entre a manhã de sábado até a meia-noite do domingo (25). A maior parte das postagens tinha as hashtags #enem e #enem2015 – cerca de 2,5 milhões de tweets.
Dentre os assuntos abordados pelos internautas, estava o tema da redação: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. De acordo com a equipe do Twitter, foram 550.963 menções ao termo redação.
Outro aspecto do Enem que fez sucesso no Twitter foram as histórias dos candidatos que chegaram aos locais de prova depois do fechamento dos portões. A hashtag #showdostrasados2015 gerou 246.529 posts no microblog.Nos comentários, havia comemorações pela relevância do assunto proposto pelo Ministério da Educação. A cantora Pitty usou sua conta para fazer elogios à escolha do tópico. Outros usuários da rede social criticaram o tema e usaram termos pejorativos, como “feminazi” e “enemfeminista”. Os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP) acusaram o Enem de “doutrinação”.
Piadas sobre as questões que caíram no Enem também movimentarem a rede social. O termo #aprendinoenem teve 393.145 menções no fim de semana.
Veja alguns memes
Veja alguns memes
Redação do Enem(Foto: Reprodução/Twitter)
Memes de atrasados
Internautas que não estão inscritos no Enem entraram na já tradicional onda de memes e piadas sobre os candidatos que, por algum motivo, se atrasaram e perderam as provas.
Internautas que não estão inscritos no Enem entraram na já tradicional onda de memes e piadas sobre os candidatos que, por algum motivo, se atrasaram e perderam as provas.
O tema rendeu até a hashtag #ShowdosAtrasados2015. Após as provas, candidatos do Enem também foram até a rede social para brincar com a hashtag #AprendinoEnem, indicando os conteúdos inusitados que apareceram nas questões.
Uma candidata de 20 anos que chegou momentos após o fechamento dos portões em São Paulo, e tentou entrar na prova mesmo assim, se espremendo por uma grade, não foi poupada pelos internautas. Ela foi retirada do local por seguranças e acabou desmaiando na calçada.
Um internauta comparou a "expectativa" sobre quem perderia a prova com fãs de bandas:
O que é uma tragédia para uns virou diversão para outros....
Este perfil falso que faz brincadeiras sobre o valor do dólar frente ao real também não deixou de entrar na brincadeira mais popular do dia: a "malhação" dos atrasados do Enem:
0 comentários:
Postar um comentário