Top Sexy

quinta-feira, 29 de maio de 2014

TOP 5 – as melhores seleções da história das Copas do Mundo

0CopaBra70in
Em meio a grandes títulos, conquistas e 84 anos de história, a Copa do Mundo tem um espaço reservado para aqueles que tiveram maior destaque – as seleções mais fortes e que mais encantaram durante a competição, ainda que não tenham necessariamente voltado para a casa com a taça. O Torcida POP relembra cinco grandes esquadrões e a história que fizeram na Copa, além do impacto no futebol mundial:

5. Espanha – Copa de 2010
Netherlands v Spain: 2010 FIFA World Cup Final
A Fúria sempre foi conhecida pela fama de falhar em momentos decisivos – no entanto, algo diferente nasceu em solo espanhol na segunda metade da última década. Com um estilo de jogo baseado na posse de bola e intermináveis passes, a equipe passou a controlar todos os jogos, dando poucas oportunidades para os adversários ficar com a bola. O domínio se mostrou eficiente, com os títulos das Eurocopas de 2008 e 2012, mas, acima de tudo, com a conquista do Mundial em 2010. O gol de Andres Iniesta fez com que o grito de campeão saísse pela primeira vez da boca dos torcedores da Espanha, que enfim poderia bordar uma estrela em seu peito.

4. Hungria – Copa de 1954
Soccer - World Cup Switzerland 54 - Final - Hungary v West Germany
Na Hungria, a geração dos anos 50 é chamada de “Time de Ouro”, mas no resto do planeta a equipe húngara ficou conhecida como “Os Mágicos Magiares”. No entanto, a equipe acabou ficando sem a Copa do Mundo de 1954, após perder por 3 a 2, de virada, para a Alemanha Ocidental na grande decisão – detalhe que, na primeira fase, os húngaros massacraram por 8 a 3. Foi a única derrota dos magiares entre 1950 e 1956, incluindo duas medalhas de ouro olímpicas. A equipe de Ferenc Puskas e Sandor Kocsis só acabou desfeita por conta da Revolução Húngara, em 1956 – e desde então o país nunca mais conseguiu obter destaque em um Mundial.

3. Holanda – Copas de 1974 e 1978
0CopaHol74in
Possivelmente a melhor equipe a não ter conquistado uma Copa do Mundo, a Holanda dos anos 70 teve em Johann Cruyff seu maestro. A equipe brilhou com suas camisetas laranjas e um futebol caracterizado pela busca ao ataque e falta de posições fixas – o rodízio constante acabou fazendo com que o time fosse conhecido como “Carrossel Holandês”, além de “Laranja Mecânica”, alusão ao filme de Stanley Kubrick. Infelizmente, os holandeses acabaram barrados nas duas decisões de Copa que jogaram, em 1974 e 1978, vendo Alemanha Ocidental e Argentina celebrarem as taças. Mas a história acabou mostrando que o legado holandês impacta até hoje no futebol dinâmico da atualidade.

2. Brasil – Copas de 1958 e 1962
Bellini lifts the 1958 World Cup trophy with officials and Swedish players in the background
O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo em 1958, contando com um jovem de 17 anos como sua grande estrela – o atacante Pelé surgiu para o futebol mundial na maior competição possível. A equipe era tão sólida que a base acabou mantida quase que integralmente na Copa seguinte, em 1962. Apesar de Pelé ter se lesionado no início do Mundial, a força do grupo se mostrou grande e outro atacante, o lendário Garrincha, tomou as rédeas da Seleção, que levantou sua segunda taça em quatro anos, feito que apenas a Itália de 1934 e 1938 havia alcançado na história, e que ninguém mais conseguiu repetir.
1. Brasil – Copa de 1970
Se as conquistas de 1958 e 1962 mostraram ao mundo a Seleção Brasileira ainda em preto e branco, foi na Copa de 1970 que as camisas canarinho passaram a brilhar em amarelo vivo nas televisões do planeta. Outras equipes conseguiram dominar o planeta por mais tempo, mas nenhuma foi tão imponente em um Mundial quanto o Brasil de 1970. Ainda contando com Pelé, já firme como maior atleta do mundo, e o apoio de lendas como Tostão e Jairzinho, os brasileiros venceram todos os seus jogos na competição, incluindo a histórica goleada por 4 a 1 sobre a Itália na decisão. O gol de Carlos Alberto (acima) é um resumo e um tributo para o que representou e representa o futebol brasileiro para o mundo. Mais do que um momento esportivo, foi um momento para a história.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90