Só quando estamos fora nos damos conta dos hábitos que temos aqui no Brasil. Difícil encontrar alguém puxando um papo contigo escorado num balcão de bar na Alemanha. Estranho comer abacates ainda verdes e temperados com sal na Colômbia quando aqui se come com açúcar e limão. Ou ainda, como cumprimentar alguém longe daqui? Beijo ou beijo no rosto? Esses detalhes que para nós talvez sejam tão habituais, para quem vem de fora conhecer o Brasil os estranha. Brasil é com S ou com Z afinal?
O site americano Business Insider listou 10 coisas sobre o Brasil que chocam os estrangeiros. Bom, talvez algumas coisas sejam exagero para nós, mas para eles essa lista abaixo pode gerar um certo choque cultural ao pisar em terras tupiniquins.
1 – Botecos
Aquele bar que você está acostumado aqui do outro lado, não é o mesmo que tem no Brasil. Aqui, os botecos são aqueles que podem ser encontrados em qualquer portinha, com uma cerveja gelada e barata, batata frita e gente conversando. “Se não tiver estaço suficiente, não é incomum ver pessoas do lado de fora e em pé”, diz o site.
Cena típica para se encontrar em qualquer boteco de cidade brasileira, não é? Sem falar da decoração peculiar e das iguarias que você só encontra nos botecos.
Cena típica para se encontrar em qualquer boteco de cidade brasileira, não é? Sem falar da decoração peculiar e das iguarias que você só encontra nos botecos.
2 – Proximidade física
Isso com certeza é algo estranho para quem vem de fora. Damos um ou dois beijinhos? Três? Segundo o site, o estrangeiro não precisa se surpreender se o brasileiro estiver mais próximo do que um simples aperto de mão. O site completa: “Além disso, tanto homens quanto mulheres vão tocar suas mãos ou ombros durante as conversas, não se assuste se isso ocorrer. Bem-vindo ao Brasil”.
3 – Não tocar a comida
Depende muito da comida não é? De acordo com o site, aqui no Brasil pegamos pizzas, sanduíches, frango frito e hambúrgueres com garfo e faca ou com guardanapo, mas nunca diretamente com as mãos. Ele ainda alerta: “Lembre que deixar seus dedos tocarem a comida quando você está prestes a comer é considerado grosseiro”.
4 – Barulho em todo o lugar
“As ruas brasileiras não vão deixar você pensar que o Brasil é um lugar quieto”. Talvez nos grandes centros sim: é comum ouvirmos o barulho do trânsito, misturado ao som de vendedores, pessoas conversando, outras cantando…uma verdadeira orgia sonora. O site recomenda: “não reclame, aproveite”.
5 – “Inho e inha”
Ai que bonitinho, que lindinho, que engraçadinho. O sufixo inho e inha geralmente são usados por aqui após nomes de pessoas e objetos como um tom de carinho ou descontentamento. O site cita exemplos como: “bonitinha, coitadinho e obrigadinho”.
6 – Polegar para cima
Quem nunca fez o sinal de joinha no Brasil? No mundo inteiro, levantar o polegar significa uma afirmação, mas no Brasil é usado tanto para dizer sim como ok e obrigado.
7 – Demonstrações de afeto em público
“Brasileiros são afetuosos com seus parceiros e quando dissemos que são afetuosos — eles são mesmo”, diz o site. É comum encontrar casais apaixonados pelas ruas, praias, parques, ônibus se beijando e trocando carícias. Mas isso não é só aqui né?
8 – Guardanapos
Diz o site que os guardanapos daqui não são bons. “Eles são mais parecidos com papéis de depilação que não te ajudam realmente a limpar os lábios ou os dedos”.
9 – Abacates doces
Os brasileiros não usam o abacate usualmente para fazer guacamoles, ou cortar em fatias para comer com sal ou botar em sanduíches ou saladas.
10 – Brasil ou Brazil?
E finalmente, sim, não é Brazil. É Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário