Pesquisa foi feita pelo site Buzzfeed
Nos últimos anos já virou regra no entretenimento, na mídia e na publicidade focar na beleza masculina “ideal”. Mesmo que estudos mostrem que as mulheres ainda são maioria quando o assunto é visão negativa do próprio corpo, de forma chocante o percentual masculino que admite estar insatisfeito com sua forma física cresce em maior velocidade.
É certo que nada disso é novidade para homens gays e bissexuais que, em comparação aos seus iguais heterossexuais, historicamente têm número maior de casos de distúrbios alimentares e, no geral, sofrem mais pressão cultural e sexual para estar dentro de um padrão, seja ele de peso, de raça, de preferência ou de masculinidade.
Essas questões em torno das características “ideais” que tornam um homem fisicamente atraente se dá em grande parte pela cultura de massa e está começando a afetar homens em todo o mundo, especialmente os mais novos. O mercado de beleza masculina respondeu com números exponenciais: houve um aumento global em 70% dos produtos de beleza produzidos para homens entre 2012 e 2014. Em 2013, só a indústria de cuidados para a pele masculina movimentou U$ 3.3 bilhões pelo mundo.
A conclusão mais óbvia é que os homens, pelo menos para o grande público, estão começando a se importar mais com seu visual e com a forma como isso afeta a percepção de si mesmos. Isso gera várias discussões. Esse vídeo e seu estudo tentam analisar criticamente o “ideal” masculino de beleza contemporâneo, jogando luz sobre o tema com uma pesquisa das representações físicas de forma teórica e empírica na natureza. Esperamos gerar um diálogo mais aberto, e que é muito importante, sobre a relação dos homens com seus corpos, etnias, masculinidade e sinais particulares de beleza.
A pesquisa foi focada em 12 países: Estados Unidos, México, Brasil, África do Sul, Nigéria, Turquia, Itália, Reino Unido, Índia, Coréia do Sul, Filipinas e Austrália.
Resultados da pesquisa sobre o padrão de beleza masculino no Brasil
Eugene Lee Yang / Via youtube.com
Famosos mais “gostosos”: Rodrigo Santoro, Bruno Gagliasso, Cauã Reymond
O Brasil é considerado uma das sociedades com a maior diversidade no mundo.
Segundo o Censo brasileiro de 2010, 47.7% da população se considera branca, 7.6% da população se considera negra e 43.1% da população se considera mestiça.
Há uma disparidade grande entre os brasileiros ricos e os brasileiros pobres. Brancos são considerados mais importantes que negros e seus cabelos lisos e peles claras são partes do ideal de beleza.
A mistura de traços germânicos e um bom bronzeado formam o padrão de beleza brasileiro ideal tanto para homens quanto para mulheres.
O mercado de beleza masculina é visto como um mercado em ascensão no Brasil.
A cirurgia plástica masculina está se tornando comum no Brasil.
Muitas respostas dos brasileiros no Facebook focaram no corpo dos homens, em especial os tipos musculosos.
0 comentários:
Postar um comentário