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sábado, 30 de janeiro de 2016

Esqueça o hipster: o fitster surge como a nova tendência do momento


Hipster é coisa do passado. O mundo agora pertence aos fitsters. O nome entrega de cara o conceito por trás de uma nova tendência que alia estilo de vida, moda, alimentação saudável e, claro, exercícios físicos. Tudo circundado por um mercado que movimenta trilhões por ano.

Mark Hunter é uma das figuras-chave para entender a gênese de um fitster. Conhecido como Cobrasnake, o fotógrafo americano foi por anos figura cativa em clubes hipsters de Los Angeles, onde clicava jovens endinheirados e descolados em festas exclusivas. Mas a tríade sexo, drogas & rock n roll foi substituída por alimentos saudáveis, caminhadas e a busca por um corpo sarado.

Desde 2015, Hunter promove caminhadas coletivas duas vezes por semana em meio à areia e poeira de Runyon Canyon, um dos caminhos dos morros de Hollywood, em Los Angeles. Entre os participantes, ex-hipsters e jovens que deixaram a vida selvagem das noites de lado, mas não algumas atitudes, como a busca por hábitos e estilos únicos, a paixão por selfies e o chamado health bragging - a ostentação dos costumes e produtos saudáveis via redes sociais.  
 
Mark Hunter, no centro, com seu Cobra Fitness Club  (Foto: Divulgação)
"O estilo saudável é parte essencial da nossa vida e cotidiano", disse Bruna Ortega, especialista em pesquisa de tendências da WGSN, durante evento de lançamento da coleção de inverno 2016 da Track&Field, marca que aposta com força no segmento.Os fitsters são apenas a ponta do iceberg do universo do bem-estar (ou wellness, como manda o jargão publicitário), uma indústria que, segundo estudo publicado em 2014, gera anualmente US$ 3,4 trilhões.

O grupo organizado por Hunter, o Cobra Fitness Club, não tem fins lucrativos - qualquer um que deseja se tornar um fitster é bem vindo. Os rendimentos do mentor nessa área vem principalmente de roupa criadas não apenas para a prática fitness, mas também para a rotina do dia a dia. Esse mercado, que ganhou o título de athleisure, já movimenta US$ 263 bilhões apenas nos Estados Unidos, e corresponde a 15,3 % nas vendas de vestuário no país - porcentagem maior do que a do jeans.
 
Britânicos participantes do Boys of Yoga (Foto: Reprodução)
As marcas estão cada vez mais conscientes dessa tendência - e a associação do athleisure a um público que busca peças de uso além das academias já ressona nas vitrines, principalmente as femininas. Alexander Wang e a gigante H&M se uniram para o lançamento de peças de grande apelo fitness em 2014, no mesmo tom da parceria entre Karl Lagerfeld e o e-commerce europeu ZalandoStella MacCartney e Adidas seguem juntos há tempos no segmento. 

Em Londres, um dos principais redutos hipsters da capital britânica vem sofrendo a mutação promovida pela onda fitster. Rapazes e garotas tatuados e estilosos são um sinal frequente pelas ruas do bairro de Shoreditch, caminhando com tapetes de yoga e exibindo corpos bem definidos. Essa mudança de ares, que também toca na questão de gênero, é traduzida pelo grupo Boys of Yoga.
 
Anúncio feito pela filial londrina da rede de academias Equinox  (Foto: Divulgação)
"Tem gente que pensa que o yoga te faz menos homem", aponta uma declaração no site do projeto londrino. "A verdade é que te faz um homem melhor. Yoga não é mais apenas para sua mãe, sua irmã ou sua namorada. Está na hora de acabar com essa reputação". Imagens e vídeos no portal, além de mensagens com um senso de humor particular ("Não tenha medo de brilhar. Lembre-se: o sol está se fodendo se ele te cega", diz uma delas) dão a atmosfera da essência fitster.

O conceito ainda soa abstrato e impessoal? A filial inglesa da rede de academiasEquinox apresentou em imagens quem são essas pessoas - a começar pela concepção do projeto. Em fotos assinadas por Rankin, o fotógrafo popstar que já clicou nomes como Kate Moss, Michael Jackson e Jay-Z, anúncios foram espalhados por toda a capital londrina, deixando claro qual é a tendência do momento.

O hipster morreu. Longa - e saudável - vida ao fitster.

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