Há lugares aos quais viajamos ao redor do mundo que têm o poder de fazer com que a gente se sinta em casa, graças ao acolhimento e a alegria dos moradores com os seus visitantes. Pensando nisso, a revista Condé Nast Traveler, especializada em viagem e turismo, pediu para que seus leitores escolhessem os destinos mais amigáveis do mundo. Cerca de 46 mil pessoas responderam à pesquisa no mês de agosto e colocaram a brasileira Florianópolis como a cidade mais feliz e receptiva entre todas as citadas. Depois da capital catarinense, apareceram cidades australianas, dos Estados Unidos e de destinos asiáticos como o Butão – que emplacou duas de suas maiores cidades.
O ranking levou em conta critérios como localização, tamanho, barreiras linguísticas, percepção política, além, é claro, da amabilidade de seus moradores. Conheça a seguir a lista completa das 10 cidades mais amigáveis do mundo
1. Florianópolis, Brasil
Apelidada de “Ilha da Magia”, a nossa Florianópolis recebeu o título de cidade mais amigável do mundo. De acordo com os leitores da revista que fez a pesquisa, a capital catarinense liderou o ranking por combinar paisagens deslumbrantes com pessoas simpáticas e hospitaleiras. Um dos visitantes relatou: “esta área é belíssima. Subi em uma das montanhas com vista para o mar e o cenário era fabuloso”.
Além das belas praias – onde cada uma tem sua própria personalidade e habituês –, os turistas ainda destacaram atividades como o surf, caminhadas, passeios de bicicletas, museus e, claro, as festas. Outros pontos colocados foram: o bom comércio local, as informações confiáveis dadas pelos habitantes e a eficiência e bom atendimento do aeroporto.
2. Hobart, Tasmânia (Austrália)
A cidade australiana de Hobart, capital da ilha da Tasmânia, tem muitos motivos para ter conquistado o segundo lugar na lista das cidades mais amigáveis do mundo. Junto com os moradores que recebem muito bem seus visitantes, o turista que desembarca por lá se encanta com um dos mais belos cenários naturais do país – marcado por montanhas imponentes, rios, praias e paisagens rurais.
No mais, Hobart é muito segura e apresenta um estilo de vida moderno e vibrante, com muitas atividades para todas as idades. “Um dos melhores lugares que visitei”, disse um dos leitores da revista Condé Nast Traveler.
3. Thimphu, Butão
A capital do Butão, Thimphu, é uma pequena e charmosa cidade localizada em um belíssimo vale, às margens do rio Wang Chu. O lugarejo é marcado por sua tranquilidade, arquitetura, templos milenares, palácios e a presença forte do budismo.
No entanto, o que levou a cidade ao terceiro lugar da lista foi a promoção de uma política de “Felicidade Nacional Bruta”, um conceito que leva em conta o bom governo, bem-estar da população, desenvolvimento sustentável e a preservação da cultura e da natureza. É fácil perceber isso no modo como os butaneses recebem os visitantes: sempre com um sorriso no rosto e muita cordialidade
4. Queenstown, Nova Zelândia
Conhecido por ser um lugar tranquilo e pacífico, Queenstown, na Nova Zelândia, se orgulha por ter uma excelente vida ao ar livre combinada com pessoas alegres e agradáveis. A cidade em si é de tirar o fôlego mas as paisagens naturais próximas também atraem turistas em busca de ar puro e esportes de aventura. Com a quarta colocação no ranking das cidades mais amigáveis, o lugar – com suas montanhas, lagos e vinhedos – é perfeito para todas as estações do ano; uma festa para os olhos e o paladar.
5. Charleston, Estados Unidos
A cidade americana de Charleston, na Carolina do Norte, é conhecida por seus lugares históricos, clima ensolarado, boa comida e pessoas amigáveis. Não é à toa que a graciosa cidade é eleita frequentemente como um dos destinos mais simpáticos dos Estados Unidos. As praias mais próximas e a arquitetura têm um empate quando se trata de escolher o aspecto mais interessante por lá. No entanto, é a hospitalidade dos moradores que faz alguns turistas voltarem todos os anos à cidade.
6. Paro, Butão
Com o único aeroporto internacional do Butão, Paro é conhecida principalmente por seu acolhimento e simpatia com os visitantes – mesmo se eles estiverem apenas de passagem pela cidade. A 2250 metros acima do nível do mar, o lugar é o ponto de partida para algumas das montanhas mais altas do mundo, como a Gangkhar Puensum (7570 m) e a Jumolhari (7314 m). Fora essas experiências naturais, os viajantes destacam a bela arquitetura, os excelentes hotéis e as saborosas refeições.
7. Margaret River, Austrália
Não é de se admirar que esta pequena cidade, ao sul de Perth, na costa oeste da Austrália, tenha conseguido entrar na lista das cidades mais amigáveis do mundo. Ela é conhecida por seus excelentes vinhedos e suas belíssimas praias para praticar surf e outros esportes aquáticos. Só isso já basta para explicar a felicidade estampada no rosto de seus moradores! Os eleitores também destacaram o clima, o ambiente da cidade, assim como seus bons restaurantes.
8. Mandalay, Mianmar
Mandalay é a segunda maior cidade do Mianmar (antiga Birmânia) e localiza-se no centro do país, às margens do rio Irauádi. Foi a capital do país entre 1860 e 1885 e destaca-se pela sua arquitetura, recursos naturais e por ser um lugar muito hospitaleiro para os visitantes estrangeiros. As fortalezas e os antigos templos impressionam e tornam a cidade um dos destinos asiáticos mais interessantes para se conhecer.
9. Kilkenny, Irlanda
A Irlanda é conhecida por ter um povo muito hospitaleiro e é em Kilkenny, cidade de pouco mais de 20 mil habitantes, que se encontram as pessoas mais acolhedoras e amigáveis do país. Por lá, as pessoas cumprimentam os visitantes nas ruas e, cheias de orgulho, fazem com que os turistas não saiam da cidade sem provar o que há de melhor na região. Paralelamente a isso, os leitores da revista Condé Nast Traveler apontaram como destaques os incríveis restaurantes, lojinhas e lugares históricos.
10. Ubud, Bali (Indonésia)
Localizada no sudoeste de Bali, na Indonésia, Ubud é marcada por belíssimas paisagens de plantações de arroz, templos, locais históricos e museus. Para justificar de vez a presença na lista das cidades mais amigáveis, o destaque fica por conta da notável hospitalidade de seus moradores. Com um ritmo de vida sossegado e espiritualidade de sobra, o turista tem muitas atrações à disposição, como trilhas, rafting, spas, passeios de bicicletas e visitas aos diversos santuários da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário