Quilômetros de faixas litorâneas que convivem lado a lado com o agito dos destinos mais desejados do mundo. A National Geographic preparou um ranking com as melhores cidades costeiras do planeta, levando em consideração a localização, a fama e o modo como o mar dialoga com a cidade ao redor. De Vancouver a Barcelona, passando pelo Rio de Janeiro, conheça a seguir a lista das 10 cidades litorâneas mais incríveis mundo afora:
1. Barcelona, Espanha
De acordo com a National Geographic, a cidade litorânea mais incrível do mundo é Barcelona, na Espanha. Para justificar a escolha, a publicação destacou a agitada vida noturna, a cozinha de vanguarda e as maravilhas arquitetônicas da metrópole, que convivem harmoniosamente com as praias urbanas de areia branquinha da costa mediterrânea. Com 1,6 quilômetro de extensão e próxima ao centro, a praia de Barceloneta é uma das mais populares da capital catalã. Revitalizada junto com o bairro homônimo para as Olimpíadas de 1992, a faixa litorânea é uma das mais democráticas da cidade, sendo frequentada por banhistas, surfistas, corredores, ciclistas ou pessoas que sentam nos “chiringuitos” (quiosques) para comer frutos do mar, tapas, sanduíches e outros petiscos
2. Cidade do Cabo, África do Sul
Comparada muitas vezes com o Rio de Janeiro por combinar majestosamente o mar com as montanhas, a Cidade do Cabo ganhou a medalha de prata no ranking das melhores cidades litorâneas do mundo. Desde as praias mais populares até enseadas isoladas, a cidade sul-africana tem faixas de areia para os públicos mais diversificados. Enquanto as quatro praias atlânticas de Clifton e Camps Bay atraem um grande número de pessoas, as águas quentes do oceano Índico no litoral de False Bay são mais convidativas ao mergulho. Para quem quer experimentar a sensação de liberdade, a dica é frequentar a Sandy Bay - a única praia de nudismo da cidade. Já Llandudno, cercada pelos imóveis mais valorizados da região, é o ponto de encontro dos surfistas.
3. Honolulu, Havaí (Estados Unidos)
A National Geographic colocou Honolulu em terceiro lugar na lista das cidades praianas mais espetaculares do planeta. Entre as diversas praias paradisíacas, a publicação destaca a praia de Waikiki, localizada em Oahu; a principal ilha do Havaí. Se no século 19 o lugar era o retiro idílico da realeza havaiana, hoje atrai milhares de turistas por concentrar os melhores hotéis e resorts à beira-mar. É ali que banhistas aproveitam o mar azul-turquesa do Pacífico e surfistas iniciantes arriscam as primeiras manobras na água.
4. Nice, França
Cerca de 35 praias - algumas privativas, outras públicas - fazem de Nice, no sul da França, a quarta cidade litorânea mais incrível do mundo. Banhada pelas águas do Mediterrâneo, a capital da Côte d'Azur é a segunda cidade francesa mais visitada pelos turistas, perdendo apenas para Paris. A zona costeira da região de Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses) é uma das mais badaladas do balneário. Por ali circulam ciclistas, corredores, patinadores, jogadores de vôlei e famílias inteiras. De noite, o boulevard vira o ponto de encontro da cidade, com charmosos bares, cafés e restaurantes. Como as praias ficam lotadas no verão, a dica é fugir para alguma enseada particular, onde os custos de acesso para um dia chegam a 16 euros com direito a uma espreguiçadeira. Comida, toalha, guarda-sol e o rosé geladinho são pagos à parte.
5. Miami Beach, Estados Unidos
Separada de Miami pela baía Biscayne, Miami Beach ficou em quinto lugar na lista das melhores cidades litorâneas ao redor do mundo, compilada pela National Geographic. Queridinho pelos brasileiros, o balneário tem 14 quilômetros de praias atlânticas e faixas de areia super badaladas. O maior destaque fica por conta do trecho sul da cidade, na região de SoBe - codinome de South Beach. É nessa região de edifícios em estilo Art Déco que ficam os hotéis mais moderninhos e pessoas que circulam para ver e serem vistas.
6. Rio de Janeiro, Brasil
Claro que o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora dessa lista. Em sexto lugar, a “Cidade Maravilhosa” se destacou com seus 40 quilômetros de costa, incluindo a sofisticada praia de Ipanema - emoldurada pelo morro Dois Irmãos - e a famosa praia de Copacabana que, segundo a publicação, é onde os “cariocas bronzeados se vestem em trajes de banho minúsculos para passear no calçadão”. As praias se tornaram parte integrante da cultura da cidade e é onde os moradores se reúnem para mergulhar, tomar sol, praticar esportes ou se refrescar com um chopp gelado à beira-mar. Para quem quer ficar longe do agito da zona sul, o Rio também conta com belíssimas praias selvagens e isoladas, como Grumari, Abricó e Prainha - a preferida dos surfistas.
7. Santa Mônica, Estados Unidos
Com 5,6 quilômetros de amplas praias de areia branca, uma brisa fresca vinda do oceano e espírito jovem, Santa Mônica tem sido há muito tempo um imã para os frequentadores de Hollywood. Enquanto na década de 1920, magnatas do cinema e estrelas faziam festas no Clube Casa Del Mar, hoje as celebridades se esquivam dos paparazzi no luxuoso Shutters on the Beach Hotel. Localizada a apenas 20 minutos do Aeroporto Internacional de Los Angeles, a cidade oferece atividades para todos os públicos, como o surf, passeios de bicicleta pela orla, observação de leões marinhos, skate e um píer centenário (na foto), onde fica um parque de diversões que já serviu de cenário para diversos filmes e seriados americanos.
8. Sydney, Austrália
Sydney é margeada por belíssimas faixas litorâneas, mas a Praia de Bondi - a sete quilômetros do centro - é uma das mais famosas e badaladas do país e tornou-se sinônimo do estilo de vida descontraído do australiano. Além de atrair os entusiastas do surf, o lugar tem o agito garantido por milhares de frequentadores e estrangeiros que vivem no bairro. Em um final de semana de sol, por exemplo, mais de 50 mil pessoas chegam a passar pela praia. Se a areia estiver muito cheia, a dica é aproveitar as atrações ao redor, como o calçadão, as lojinhas, sorveterias, cafés e restaurantes.
9. Tel Aviv, Israel
Para colocar Tel Aviv em nono lugar, a National Geographic definiu o principal destino litorâneo de Israel como a “Miami Beach do Mediterrâneo”. Diferente da religiosa Jerusalém, a cidade possui vida noturna intensa, com restaurantes, clubes e discotecas que ficam abertos até altas horas da madrugada. De dia, o foco muda para os 13 quilômetros de praia, com destaque para Gordon-Frishman; o trecho de areia mais próximo do centro da cidade. Ali se concentram bares de praia, festas com DJ’s no verão, cafés à beira-mar e esportistas jogando vôlei ou frescobol. Se a areia estiver lotada, a alternativa é se refrescar em uma piscina de água salgada que fica próxima ao mar.
10. Vancouver, Canadá
A metrópole mais aventureira do Canadá abriga dez belíssimas praias, desde a central Jericho, frequentada por famílias até Wreck Beach, onde as roupas são opcionais. De todas elas, é possível apreciar uma belíssima vista para as majestosas montanhas de North Shore. Os esportistas de plantão preferem a região de Kitsilano, onde é possível jogar tênis ou basquete ao ar livre ou mergulhar em uma gigantesca piscina pública de água salgada, que abre somente no verão. Já as ilhas próximas a Vancouver são ótimos lugares para um passeio turístico, com destaque para a paradisíaca Salt Spring.
0 comentários:
Postar um comentário