Um autorretrato publicado em uma rede social não é só mais uma foto, é uma selfie.
Fenômeno na atual era dos smartphones, a selfie se tornou uma expressão de comportamento e tem características próprias ao redor do mundo, que refletem a própria cultura local. Um mapeamento pioneiro, o Selfiecity, investigou essas diferenças das selfies postadas em cinco cidades pelo mundo.
O projeto analisou em detalhe 3.200 selfies publicadas no Instagram nas cidades de Nova York, Moscou, Berlim, Bancoc e São Paulo. A pesquisa fez recortes por idade, sexo, tipo de pose e humor. O extenso banco de dados pode ser visualizado de diversas maneiras pela ferramenta Selfiexploratory (selfiecity.net/selfiexploratory).
Veja algumas conclusões da pesquisa:
- As pessoas tiram menos selfies do que se pensa: dentre todas as fotos coletadas para a pesquisa (foram 120 mil selecionadas aleatoriamente entre 4 e 12 de dezembro do ano passado), grande parte foi descartada por não ser uma selfie, mas sim uma foto tirada por outra pessoa. Entre 3 e 5% das imagens analisadas eram, de fato, selfies.
- As mulheres são as rainhas das selfies: em todas as cidades analisadas, as mulheres tiram mais selfies do que os homens. Em Moscou, foram registradas 4,6 vezes mais fotos de mulheres do que de homens. Elas foram responsáveis por 82% das selfies em Moscou, maior porcentual feminino entre as cidades pesquisadas. Em São Paulo, 65% das fotos eram de mulheres.
- Jovens adoram tirar fotos de si mesmos: a média de idade pelo mundo é de 23,7 anos. Bancoc, na Tailândia, é a cidade em que mais jovens postam selfies, com média de 21 anos, enquanto Nova York é a mais velha (25,3 anos). Depois dos 30 anos de idade, mais homens postam selfies do que mulheres.
- Nem todos gostam de sorrir em selfies: os usuários de Bancoc são os que mais sorriem nas selfies, Os brasileiros aparecem em segundo lugar. Enquanto isso, os de Moscou são os mais sérios.
- Brasileiras sensualizam mais: a pesquisa alisou o ângulo de inclinação do rosto da pessoa na selfie. O resultado mostrou que as brasileiras são as que mais inclinam a cabeça. Em outras palavras: fazem uma pose mais sexy. No mundo, a inclinação do rosto dos homens é em média 50% menor do que a das mulheres.
Oscar. No domingo passado, a selfie tirada no Oscar reuniu vários astros do cinema e foi o autorretrato mais compartilhado das história: 2,7 milhões de vezes em 12 horas. A foto foi uma ação de marketing da Samsung, tirada pela apresentadora do Oscar, Ellen DeGeneres.
0 comentários:
Postar um comentário