Acostumados com o estilo Televisa de se fazer novela, os mexicanos não gostaram muito de "Avenida Brasil". A principal queixa do público local com a trama João Emanuel Carneiro é, acreditem, a qualidade do projeto exibido pela Globo em 2012. Oi?
Em uma rápida busca no Twitter, é possível encontrar mexicanos criticando a novela pela excelente qualidade de sua imagem ou por conta do ritmo imposto pelo autor ao projeto. Os telespectadores da Televisa - maior emissora do México - afirmam que a agilidade com que as tramas se desenvolvem parecem mais com seriados americanos do que com um novelão em si.
Ainda assim, a produção vem causando um certo barulho na terra de "Maria do Bairro". Exibida pela TV Azteca - segunda maior emissora local, "Avenida Brasil" marcou dez pontos ao concorrer com a principal novela da concorrente, “Lo que la vida me robo”. A estratégia não só tirou alguns pontos da líder na região, como registrou a maior audiência da Azteca nos últimos doze meses.
Se no México a turma do Divino divide opiniões, na Argentina eles estão arrasando. Com cerca de 15 pontos de média, a trama é o programa de TV mais assistido pelos "hermanos".
Os atores brasileiros se tornaram estrelas locais e um famoso humorístico argentino criou uma paródia da produção.
Há quem afirme por lá que a obra se tornou tão popular quanto o ex-jogador Diego Maradona.
O projeto teve repercussão parecida em países como Colômbia, Chile e Uruguai. Em Portugal, o último capítulo da saga de Nina e Carminha bateu recordes de audiência e se despediu como o segundo programa mais visto pelos habitantes da "terrinha". Perdeu apenas para um jogo da seleção portuguesa de futebol.
Apenas na Rússia, a família de Tufão (Murilo Benício) não mandou bem em campo. Exibida pelo canal líder de audiência no país, a novela acabou saindo do ar por falta de público. A imprensa local culpou o horário de exibição pelo fracasso: 15h no horário russo. O público também eclamou bastante da vaga de "Avenida Brasil" na grade da Channel One. Prova de que o erro não foi nosso.
Desempenho na Rússia à parte, o folhetim de Carneiro se transformou em um negócio milionário na indústria do entretenimento. Segundo a revista "Forbes" americana, a Globo investiu cerca de R$ 210 milhões na produção e arrecadou mais de R$ 4 bilhões. Transformando o folhetim na novela mais rentável da história do canal. E a também a mais vendida: 125 países já compraram seus direitos de exibição.
Tudo leva a crer que em breve Carminha e sua trupe irá invadir os Estados Unidos. De acordo com a revista "Entertainment Weekly", a trama está no topo da lista da TV americana de produções internacionais com grandes chances de se virar série.
Quase dois anos após sua estreia no Brasil, tudo que envolve o projeto ainda repercute. O compacto da obra exibida pelo "Vídeo Show" no ano passado dobrou os índices do vespertino. Recentemente, Adriana Esteves foi escalada para o programa para tentar conter a queda de audiência da atração por conta do sucesso que ainda faz por conta da vilã.
Como bem disse Carminha ao ser expulsa da mansão, ela não será esquecida tão cedo.
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