Nesta sexta-feira (21), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Nacional de Saúde(PNS). A análise coletou, no segundo semestre de 2013, dados em mais de 62 mil casas de todo o país.
De acordo com a PNS, a obesidade acomete um em cada cinco brasileiros de 18 anos. As mulheres são as mais atingidas nesta faixa etária, permanecendo em 24,4% dos casos. Nos homens, o percentual era de 16,8%. No caso de mulheres de 55 a 64 anos, o dado saltou para 32,2% e o dos homens também aumentou para 23%. A preocupação maior é comparar com estatísticas de 2003: em dez anos, a obesidade feminina aumentou de 14% para 25,2%. O acúmulo de gordura está associado a problemas como doenças cardiovasculares e diabetes.
A pressão alta também também faz parte do cotidiano de 22,3% dosbrasileiros. Era mais frequente entre os homens, principalmente com idade avançada. 25,3% deles sofrem com o problema. Entre a população idosa, além dos hipertensos, 7,6 milhões foram diagnosticados com catarata.
De acordo com os dados, entre as mulheres, mais da metade realizaram partos por meio de cesáreas eletivas. Muito além do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica o procedimento baseado em recomendação médica em apenas em 15% dos casos. 45,3% das gestantes tiveram parto normal.
0 comentários:
Postar um comentário