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quinta-feira, 9 de junho de 2016

Outdoor com foto de Adriana Lima é alvo de críticas na Alemanha


Um outdoor com a brasileira Adriana Lima de biquíni vem sendo alvo de duras críticas na Alemanha. A polêmica começou quando o enorme cartaz - de 114 metros quadrados - foi instalado em frente a um prédio em obras na praça Marienplatz, badalado ponto turístico de Munique, na última terça-feira, 7.

Segundo o jornal Süddeutsche Zeitung turistas têm parado para tirar selfies em frente ao outdoor de Adriana - top baiana de 34 anos que integra o time de 'angels' da grife Victoria's Secret -, mas moradores, guias turísticos e o conselho municipal de equiparação entre os sexos registraram queixas contra a peça que, segundo eles, retrata a  brasileira "seminua".

De acordo com a publicação alemã, o anúncio - da marca de lingerie e moda praia italiana Calzedonia - já foi classificado como "machista" e "monstruoso". Ao jornal, a prefeita de Munique, Christine Strobl, questiona a propaganda - que fica localizada bem diante da janela de seu gabinete: "Já vi publicidades mais antifeministas, mas comercial de biquíni num local símbolo da cidade não é bom".

Para Franz Kotteder, do Süddeutsche Zeitung, o maior problema é o tamanho do cartaz, considerado gigantesco, e seu reflexo na imagem da cidade. "Quem atravessa agora a Marienplatz é remetido aos velhos filmes japoneses de Godzilla", diz o comentarista, antes de completar: "Ao contrário do réptil gigante, a supermodelo não causa destruições reais, mas para o visual da praça ela é devastadora".

A deputada Lydia Dietrich, do Partido Verde, também criticou o tamanho, a localização e a mensagem do outdoor: "Ele ensina às meninas: vocês devem ser o mais magras possível, quase 

O jornal afirma, no entanto, que a empresa responsável pela peça publicitária o seguiu todas as regras, que incluem não divulgar partidos políticos, pornografia ou imagens violentas. E o tamanho também estaria dentro do que foi autorizado. Mesmo assim, segundo o jornal, o conselho de equiparação entre os sexos pretende mandar uma carta à empresa.

A discussão sobre o anúncio acontece em meio a um atual debate sobre publicidade sexista na Alemanha. O ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, propôs uma lei que a visa a proibir anúncios que retratem homens e mulheres como objetos sexuais.


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