Esse parece ser um grande desejo de vários países,os Brics é atualmente o bloco que reue as 5 maiores economias emergentes do Mundo (Brasil,Rússia,India,China e África do sul)
entre os países que mais querem entrar para esse poderoso grupo está a a Argentina.
Rússia convida Argentina para próxima reunião do Brics
Depois de um encontro realizado entre os chanceleres da Argentina e da Rússia, o governo do país sul-americano informou, nesta quarta-feira (28), que recebeu um convite para participar da próxima reunião do Brics.
Os ministros Héctor Timerman, da Argentina, e Seguéi Lavrov, se reuniram “no marco da associação estratégica que tem base na visão comum sobre a essência das relações internacionais e dos valores e objetivos de bem-estar comum”, informou a chancelaria argentina.
Lavrov assegurou que quando o presidente Vladimir Putin chegar ao Brasil para participar da Cúpula do Brics “haverá uma oportunidade para se reunir com Cristina Kirshner e outros presidentes”.
De acordo com informações do comunicado divulgado pelo governo argentino, os chanceleres repassaram a situação internacional e regional, assumindo que os conflitos internacionais têm uma solução sustentável unicamente se for trabalhado o fortalecimento de um sistema multilateral sólido em assuntos internos em outros Estados por maios econômicos, políticos ou militares.
Timerman e Lavrov assinaram uma declaração conjunta sobre abstenção de alocação de armamento em espaço ultraterrestre, reafirmando seu compromisso com o desarmamento e não proliferação de armas.
Da mesma forma, os chanceleres combinaram a próxima conclusão de acordos sobre cooperação penal e judicial, usos pacíficos de energia nuclear, cooperação tecnológica e temas relativos à defesa.
Sobre as relações econômicas propuseram os aspectos necessários para continuar intensificando o comércio bilateral, promovendo investimentos e empreendimentos conjuntos. Neste sentido, Timerman expôs a crescente cooperação sul-sul levada a diante pela Argentina e propôs incluir a Rússia em projetos de cooperação triangular.
BRICS preparam-se para ocupar espaço no poder mundial
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, integrantes do grupo BRICS, saíram melhor da crise de 2008 em comparação aos Estados Unidos e a Europa, ocuparam o espaço criado pelo fracasso do neoliberalismo e preparam-se para assumir seu papel na construção de uma nova ordem mundial, com instituições financeiras e políticas a serem constituídas formalmente em julho, na próxima Cúpula de Líderes do bloco, em Fortaleza. Destacam-se um banco e um fundo de estabilização, embrião de Fundo Monetário próprio dos cinco países. Em julho serão examinadas também as propostas de criação de um conselho com presidência e mandato, inclusão de novos países e formação de subcomitês regionais nos continentes de cada integrante. As proposições ocuparam o centro dos debates entre 20 e 23 deste mês na Conferência BRICS no Século XXI, realizada no Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ, no Rio de Janeiro.
0 comentários:
Postar um comentário