Top Sexy

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Brasil cai no ranking da competitividade global


A menor eficiência das empresas fez o Brasil cair no ranking mundial de competitividade, pelo quarto ano seguido. De acordo com o Índice de Competitividade Mundial, o país ficou em 54º lugar entre 60 analisados em 2014. Em relação ao ano passado, o Brasil recuou três lugares.
Nos últimos quatro anos, o Brasil foi o país que mais perdeu posições, caindo 16 postos. Em 2010 estava em 38º lugar. Estados Unidos, Suíça e Singapura lideram o ranking tendo ficado apenas à frente da Eslovénia, Bulgária, Grécia, Argentina, Croácia e Venezuela.
A pesquisa foi elaborada pelo International Institute for Management Development (IMD), escola de negócios com sede na Suíça. No Brasil, a recolha e a análise de dados ficou a cargo da Fundação Dom Cabral, instituição privada de ensino, dedicada à área de negócios
O que o Brasil tem de bom
Na avaliação dos executivos ouvidos na pesquisa, de uma lista de 15 indicadores, os executivos escolheram os itens que consideram os mais atrativos da economia brasileira: “dinamismo da economia” e “atitudes abertas e positivas”. Por outro lado, a “competência do governo” e a “regulação tributária” são os apontados como os menos atrativos.
No ranking geral deste ano, o Brasil ocupa posições de destaque quanto ao tamanho da economia doméstica (7ª posição no indicador Consumo das Famílias), à atração de investimentos diretos (7ª posição) e ao emprego (6ª posição). No entanto, conforme pondera a pesquisa, esses dados “já não sustentam o crescimento do sétimo maior PIB do mundo”.
“É importante ressaltar que o país ainda mantém um percentual significativo do PIB investido em educação e saúde, o que é um resultado positivo, pois mostra que há interesse e atitudes voltadas para a melhoria destes dois fatores. Porém, diante dos resultados negativos do país nestes pilares, é preciso refletir se esses gastos estão realmente sendo feitos da forma eficiente e em que medida as ações estão corretamente direcionadas”, afirmou Arruda. O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde à soma dos bens e serviços que um país produz e serve para medir a sua atividade econômica e o nível de riqueza

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90