A Copa do Mundo só acontece a cada quatro anos e, por isso, a coluna faz uma retrospectiva do que vale a pena ser relembrado - e de algumas bizarrices - durante o mundial que aconteceu no Brasil e, ao contrário de muitas previsões negativas, acabou em sucesso absoluto. Embora o Brasil tenha feito o maior vexame da história do seu futebol - na inesquecível surra de 7 x 1 contra a Alemanha - os turistas nem ligaram para isso e muito menos a hotelaria e o comércio. E teve de um tudo: gringos apaixonados pelo país, o trio Claudinha Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull, Rihanna agarrada aos jogadores alemães, a visita do príncipe Harry, o jogador mais fofo do mundial, o alemão Podolski, a mordida de Luiz Suárez, a lesão de Neymar - e o término com Bruna Marquezine logo depois da Copa -, o recorde de visitas de chefes de estado do mundo inteiro etc.
Abertura da Copa
A festa não agradou a todos, aliás, a quase ninguém. O estádio foi criticado pela feiura, o balé de abertura pela pobreza, o jogo fraco e cheio de lances duvidosos e as manifestações atingindo os jornalistas. Além da falta do discurso da Dilma ou de Joseph Blatter, o capo da Fifa. O único ponto alto da festa foi a apresentação de Claudia Leitte, que estava bonita, esbanjou simpatia e levantou o público - deixou Jennifer Lopez bem apagada e ainda soube conduzi-la no palco como anfitriã. Detalhe para a calça do rapper Pitbull, que ganhou o apelido de 'fraldão' por sites estrangeiros. Bola fora para o tempo dado a um paraplégico para chutar uma bola com seu exoesqueleto - o que seria o maior destaque do show não passou de três segundos nas telinhas.
O Hino Nacional
Foi de arrepiar em todos os jogos em que o time brasileiro pisou no campo a cantoria do Hino Nacional Brasileiro depois da execução protocolar, à capela, pela primeira vez na Copa. De arrepiar só de lembrar.
Gol contra de Marcelo
Já no primeiro jogo do Brasil, logo depois da abertura, Marcelo abriu o placar, só que a favor a Croácia, num gol contra, para decepção dos 60 mil torcedores. No fim, deu tudo certo e o Brasil virou o placar e venceu por 3 a 1. O melhor do mundo da Internet foram os memes com a foto de Marcelo quando perdeu o gol.
Falha nos refletores da Arena Corinthians
Havia muita expectativa sobre a organização da Copa do Mundo no Brasil. Na estreia, em São Paulo, para Brasil x Croácia, cada detalhe era observado. E foi na iluminação que ocorreu a falha mais evidente do primeiro jogo do Mundial. Durante o primeiro tempo, parte dos refletores da Arena Corinthians parou de funcionar por alguns minutos, baixando em 25% a capacidade de iluminação artificial. No entanto, como o céu ainda estava claro, o problema não afetou a partida, que continuou normalmente até que a questão fosse resolvida.
Alta temperatura durante as partidas
Uma das maiores reclamações das seleções europeias foi o calor durante as partidas. Com jogos às 13h, na primeira fase, os termômetros em algumas sedes batiam os 30 º C - vale lembrar que esse horário, desgastante até para quem está acostumado com o calor, foi uma opção da Fifa justamente para atingir maiores audiências na Europa. Mesmo em jogos noturnos, o calor foi reclamação frequente, principalmente em Manaus, na Arena da Amazônia, e em Cuiabá, na Arena Pantanal.
Holanda 5 x 1 Espanha
A campeã do mundo, Espanha, decepcionou, assim como o anfitrião. O grupo B era considerado um dos mais difíceis do mundial por ter a Holanda, Chile, Austrália e Espanha. Os holandeses Robben, Van Persie e seus colegas deram um baile nos espanhóis e ganharam por goleada de 5 a 1. A campeã foi eliminada na rodada seguinte.
O português Cristiano Ronaldo vai para casa
Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo era a esperança de Portugal, mas eles foram goleados pelos alemães por 4 a 0 e desclassificaram os lusitanos.
Chilenos invadindo o Maracanã
Mais de cem chilenos acharam que seria uma boa ideia invadir o Maracanã para a partida entre Chile e Espanha, pela fase de grupos. O azar deles é que a invasão começou no centro de imprensa, que não tem ligação alguma com as arquibancadas, e o grupo ficou encurralado. Todos foram presos e expulsos do Brasil.
Fred e seu #todossomosbigode
O atacante Fred era uma das esperanças de gols da Seleção. O camisa 9 passou em branco nas duas primeiras partidas, contra Croácia e México, com atuações fracas, e foi muito criticado por imprensa e torcedores. No jogo contra Camarões, no entanto, Fred foi a campo exibindo um bigode. A mudança no estilo surtiu efeito e o atacante fez um gol na vitória por 4 a 1. Foi o suficiente para mobilizar as redes sociais e muitos 'freds' Brasil afora que decidiram deixar o bigondón crescer.
A mordida de Luis Suárez
Luis Suárez, num lance com o zagueiro Chiellini no jogo Itália x Uruguai, disputado na Arena das Dunas, em Natal, vai ficar para a história das Copas. O atacante mordeu o ombro do adversário e ainda tentou simular que havia sofrido alguma lesão no dente. O juiz caiu na dele e não o expulsou, mas o Comitê Disciplinar da Fifa foi rígido com o jogador, suspendendo-o por nove jogos, obrigando-o a ficar quatro meses longe do futebol, e ainda impondo a ele uma multa de 100 mil francos (o equivalente a R$ 248 mil). E, obviamente, o episódio ganhou muitas piadas na net.
Ave Cesar
O goleiro Júlio César entrou na Copa do Mundo com um peso nas costas. As falhas que ocasionaram a eliminação brasileira da Copa 2010 ainda o incomodavam e geravam desconfiança nos brasileiros. Mas, na decisão por pênaltis contra o Chile, Júlio pegou duas cobranças classificando o Brasil para as quartas. Ele foi de carrasco a herói nacional em questão de minutos. O choro de Júlio depois do jogo também vai para a história das Copas.
Chororô
Aliás, a emoção mobilizou a Seleção Brasileira. E o capitão Thiago Silva não conseguiu segurar as lágrimas antes das cobranças de pênaltis contra o Chile e chorou copiosamente. A atitude gerou revolta da mídia e de torcedores que esperavam mais liderança e tranquilidade do comandante.
Neymar fora da Copa
Neymar era uma das esperanças do time brasileiro. O camisa 10 segurou a onda e assumiu a responsabilidade e tinha marcado 4 gols até então. Mas, no jogo contra a Colômbia, numa disputa de bola com Zuñiga, Neymar fraturou uma das vértebras e ficou fora da Copa. O desgaste emocional da equipe, já sentido em jogos anteriores, só piorou e foi um dos motivos para o desastre que viria a seguir.
Brasil 1x7 Alemanha
Uma semifinal de Copa do Mundo envolvendo duas das mais tradicionais seleções do planeta - com o agravante de que uma delas atuava em casa. O esperado era um jogo parelho, duro e decidido nos detalhes. Mas a verdade é que os brasileiros entraram em campo como amadores, não aguentaram a pressão sob seus ombros e escancararam o gol à seleção alemã, que terminou a noite com nada menos do que sete tentos convertidos.
Brasil 0 x 3 Holanda
O que estava ruim, piorou. O Brasil se despediu da Copa com uma atuação quase tão ruim quanto a mostrada contra a Alemanha. No estádio Mané Garrincha lotado, a seleção foi anulada pelos holandeses e perdeu por 3 a 0.
No mais...
Rihanna no Brasil
Rihanna pintou e bordou em sua rápida passagem pelo Brasil. Ela veio para assistir à final do mundial entre Alemanha e Argentina no Maracanã. Mas ela foi além, curtiu festas, foi tietada por famosos como Adriana Lima, Deborah Secco, Fernanda Paes Leme, Carlinhos Brown, nadou na Praia da Urca, tirou foto com Pelé e foi até a concentração do time alemão depois da vitória e tirou foto com o time.
Podolski: o mister simpatia
Lukas Podolski jogou menos de uma hora na Copa, não fez gol e, atuando pela seleção alemã que goleou o Brasil, levou para casa a taça de campeão. Mas ele foi campeão de simpatia com os posts nas redes sociais em português e conquistou os brasileiros e também uma hashtag: #ficaPodolski. O jogador fofo - contrariando a fama dos alemães - ainda escreveu uma carta pedindo desculpas por 'qualquer transtorno' pelo 7 a 1.
O jogador mais gato
Foi unânime a seleção do mais gato da Copa: Olivier Giroud, atacante francês. O programa Fantástico fez uma votação e o bonitão levou o troféu com mais de 215 mil votos. A segunda colocação ficou para o volante Miguel Veloso, de Portugal. O goleiro Julio César levou o terceiro lugar, seguido do zagueiro Piqué, da Espanha.
A 'primeira-dama' mais bonita
A concorrência foi difícil, mas Ann-Kathrim Bröhmmel, namorada do jogador alemão Gotze, ganhou a parada. A loura é modelo, tem 23 anos e é blogueira de moda, música e comportamento. Os pombinhos estão juntos há dois anos.
Ivete e Shakira
Shakira, Ivete Sangalo, o guitarrista Santana, Carlinhos Brown, Alexandre Pires, Wyclef Jean e a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio encerraram a festa no Brasil. E, novamente, a festa não empolgou. O público do Maracanã só se levantou quando a cantora baiana entrou em cena.
0 comentários:
Postar um comentário