Top Sexy

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Brasil é tolerante e inclusivo, num cenário global ruim

Parada gay em São Paulo (Foto: Andre Penner)
Brasil é um país tolerante e com políticas de inclusão entre as melhores do mundo. É o que conclui o mais recente Índice de Progresso Social (IPS). Segundo o levantamento, indicadores brasileiros mostram elevados níveis de liberdade religiosa, apoio comunitário e tolerância com orientações sexuais diversas. Entre 133 países avaliados, ficamos num bom 24º lugar em “tolerância e inclusão” e num razoável 33º lugar em “direitos individuais”.
Apesar de episódios recorrentes de discriminação no Brasil, o país recebe avaliação positiva, principalmente em contraste com países da Ásia e da África que sofrem com conflitos diversos e falta de garantia de direitos individuais. Outros países da América Latina se beneficiam com essa comparação, segundo o consultor Eduardo Oliveira, especialista em setor público na Deloitte, parceira da produção do levantamento.
Organizado com apoio de empresas e universidades pela Social Progress Imperative, entidade sem fins lucrativos, o IPS se baseia em 52 indicadores para avaliar o progresso social de diferentes países. Os resultados mostram que não são necessariamente as nações mais ricasas que oferecem melhores condições de vida. Em comparação com outros 132 países analisadas pelo índice, o PIB per capita brasileiro é o 54º maior. Já em termos de avanços sociais, ocupamos a 42ª posição.
Mas nem tudo é positivo. O Brasil vai mal em fatores também cruciais. O quadro mais grave é segurança pessoal: ocupa a 122ª posição no ranking, devido a altas taxas de homicídio e percepção de criminalidade.
No quadro geral, o Brasil está na frente de México e Rússia, mas é superado por vizinhos com menos recursos econômicos, como Argentina, Uruguai e Chile. Os melhores colocados no ranking global são países europeus que possuem alto PIB per capita: Noruega, Suécia e Suíça. Já os piores são os africanos Chade e República Centro-Africana.
Brasil, país da inclusão (Foto: Fonte: Social Progress Imperative)

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90